Quantas vezes você já disse "ultimamente ando tão deprimido"? Para muitas pessoas, a depressão indica apenas uma tristeza passageira ou um certo desânimo. Porém trata-se de uma doença grave, que atinge cerca de 15 a 25% da população mundial, não escolhendo idade, nível social, econômico ou cultural.
Causada por diversos motivos, como a violência, o estresse permanente e o excesso de competitividade, a depressão aparece não só no "mundo dos adultos", mas também na vida de crianças e adolescentes. Para os jovens, a pressão aumenta devido às dificuldades encontradas para entrar na sociedade e se adaptar a ela, que se somam às mudanças físicas e psicológicas vividas nesta fase. "Atualmente um jovem de 23 anos, por exemplo, ainda mora com os pais, está na faculdade e não tem recursos para se manter ou formar uma família. O nível de exigência nos estudos e no mercado de trabalho cresce, sendo um elemento depressógeno também" afirma Dr. Pablo Miguel Roig, médico psiquiatra em São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário