A adolescência constitui uma fase de conflitos e angústias e, claro, momentos de tristeza. Perde-se o corpo de criança, surgem as inseguranças em relação ao físico, aparecem as espinhas, as gordurinhas... O jovem sente-se em uma posição intermediária: quando age de forma infantil ouve "você já é bem grandinho para fazer isso". Quando tenta ser adulto a famosa frase ressoa "quem você pensa que é?".
Os pais devem saber diferenciar esses momentos de insegurança e tristeza, normais na vida de qualquer um, das crises de depressão. "Se morre alguém próximo, ficamos tristes e não deprimidos. Mas se após um ano a pessoa ainda está triste, não consegue voltar à sua vida normal, então os sinais da depressão começam a ser mais evidentes" exemplifica o Dr. Roig.
Nenhum comentário:
Postar um comentário