quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Se ligue !

● Depressão é uma palavra que tá na boca do povo e que carrega muito preconceito, principalmente por conta da desinformação até mesmo de pessoas mais instruídas.


● NÃO - Depressão não é um estado de espírito, uma tristezinha qualquer.

não é falha de caráter nem preguiça.E não se cura com livro de auto-ajuda ou com amigos levando o depressivo para se distrair.
DEPRESSÃO é uma DOENÇA, que precisa de tratamento adequado com profissionais preparados para tal.
__________________________________________________________________________


                                   Os sintomas centrais da depressão são:



● Perda de energia ou interesse


● Dificuldade de concentração


● Falta de apetite ou apetite em excesso


● Hipersonia ou Insônia


● Lentificação das atividades físicas e mentais


● Sentimento de pesar ou fracasso


● Baixa da auto-estima


● Dificuldade de tomar decisões


● Sentimento de desesperança


                                              Sintomas associados:


● Irritabilidade ou impaciência


● Sentimento de pena de si mesmo


● Pessimismo


● Dificuldade para começar a fazer suas tarefas


● Dificuldade de terminar as coisas


( comunidade de onde foi retirado tal texto [ com adaptação] :  http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=2577896 )

* Depoimentos *

" Eu venci a depressão ! Só quem já teve isso pode saber o quanto é difícil sair dela. Doença psicossomática, não doença de rido como muitos dizem. Doença causada por disfunsões químicas cerebrais em conjunto com " golpes " emocionais, remédios, terapias, recaídas ... Busca espiritual, amor, apoio, amigos, família ...Lágrimas, sono, desânimo ... Sair das garras da depressão é uma vitória. " Johnnie ( perfil do orkut : http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=2727552492294951801 )
( comunidade criada por ele : http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=2850248 )

O que é ?

Durante muitos anos acreditou-se que os adolescentes, assim como as crianças, não eram afetadas pela depressão, já que, supostamente, esse grupo etário não tinha problemas vivenciais. Como se acreditava que depressão era exclusivamente uma resposta emocional à problemática existencial, então quem não tinha problemas não deveria ter depressão.
Este problema pode interferir de maneira significativa na vida diária, nas relações sociais e no bem-estar geral do adolescente , podendo até levar ao suicídio. Quase todas as pessoas, sejam jovens ou idosas, experimentam sentimentos temporários de tristeza em algum momento de suas vidinhas.